No dia 19 de fevereiro de 2008 Fidel Castro Ruz anuncia, em mensagem escrita, que não quer mais um mandado como presidente, despedindo-se do poder, depois de 49 anos. Fidel Castro nasceu no dia 13 de agosto de 1926 na localidade de Birán(Leste de Cuba), filho de um próspero proprietáro de terras de origem espanhola. Desde 31 de julho de 2006 não aparece em público depois se submeter a uma cirurgia intestinal.
Em 2 de dezembro de 1956 quando tinha 30 anos, Fidel e 81 rebedes desembarcam em Cuba, abordo do iate Granma. A maioria é capturada ou morre, mas um grupo de sobreviventes - entre eles, Fidel, o irmão Raúl e o médico argentino Ernesto "Che" Guevara - se refugia nas montanhas da Sierra Maestra e inicia guerra de guerrilha ao regime de Batista.
No dia 08 de janeiro de 1959, o ditador entra em Havana após uma jornada triunfal por toda Cuba. Fidel Castro vira o comandante-chefe ds Forças Armadas e lança uma transformação política, econômica e social na ilha.
Che Guevara assume o Instituto Naciona de Reforma Agrária (INRA) e o Banco Nacional. Che, em 1961, transfere-se para a direção do Ministério das Indústrias. Discursa numa reunião da OEA em Punta del Este e denuncia o imperialismo americano e seu aliados. Guevara foi um teórico que colocou em prática as idéias do marxismo. Suas ações e idéias tiveram um papel fundamental nas lutas do Terceiro Mundo para libertarem-no do jugo do imperialismo e a modificação das estruturas sócio-econômicas vigentes.
Camilo Cienfuegos foi hábil estrategista, dotado de uma simplicidade e de uma espontaneidade que se integravam, Camilo protagonizou na história de Cuba proezas imortais. Entregando-se de corpo e alma aos riscos da luta, desafiava constantemente o perigo, não existia para ele ações impossíveis. Alegre e farrista, a este caráter afável unia, na mesma medida, retidão e vigilância na disciplina de sua tropa. "Camilo - disse Che - foi o companheiro de cem batalhas, o homem de confiança de Fidel nos momentos difíceis da guerra e o lutador abnegado que fez sempre do sacrifício um instrumento para temperar seu caráter e o moral da tropa".
O embargo, em vigor desde 1962, dos Estados Unidos à Cuba foi porque as propriedades de empresas americanas na ilha foram confiscadas sem indenização pelo governo de Fidel.
Cuba tem hoje uma das melhores medicina do mundo. Também o governo Cubano oferece grande apoio ao esporte. A produção de açucar, arroz, café, fumo e cítrícos são produtos que a ilha de Cuba exporta. Como ponto negativo de Cuba podemos destacar que o país precisa importar algodão e laticinios; outro ponto negativo do país é sua tecnologia que está muito atrasada em relação ao mundo capitalista. Cuba também não produz petróleo em quantidade satisfatória para o consumo.
Na minha opinião a perspectiva agora é de Cuba viver uma regime democrático. Segundo Lula, o novo governo cubano tentará montar relações com quatro países: Venezuela, China (um dos maiores investidores da ilha), Espanha (a porta do turismo europeu), e o Brasil. A principal aposta está na exploração de petróleo no mar, uma especialidade da estatal brasileira petrobras.
Um comentário:
Fala Fidel.....
Pólio
Postar um comentário