
Durante os dias 28 à 30 de Maio de 2008 a Faculdade Estácio de Sá realizou palestras alusivas ao movimento de 1968 convidando personagens para relatar o que foi que aconteceu nesta época, principalmente no Brasil. Dia 29 a noite tivemos a presença de Otávio Soares Dulce, sociólogo e cientista político, doutor em Ciência Política pelo IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro).
Sobre o movimento de 1968 no mundo, Otávio disse que a herança deste ano deve ser exterminada, 68 foi uma ligação cultural e política, estas duas coisas estavam interligadas. O lado cultural se sobressaiu. O movimento estudantil era da classe média. Os novos atores eram os estudantes, trabalhadores e as mulheres.
A cultura tinha muita relação com a subjetividade. O ano de 1967 foi o a no mais brilhante do rock. Neste ano surgiu a droga LSD. No verão deste ano surgiram grandes cantores mundias como Jimmy Hendrix, Rolling Stones, Beatles, The Doors. Nesta época tinham vários festivais ao ao livre.
Falando propriamente de 1968 no brasil, Otávio disse que a década de 60 foi muito importante, Em 1964 houve uma rebeliao no Brasil das classes média e alta, onde foi instalado um novo regime. Em dezembro de 68 o pais se tornou uma verdadeira ditadura até o ano de 1988, com a implantação do AI5 pelo presidente Arthur Costa e Silva. Entre os anos de 64 e 68 houve uma implantação de uma democracia limitada.
Desde o ano de 1961 a UNE (União Nacional dos Estudantes) tinha de tornado um orgão importante da cena política nacional. José Serra que era o presidente da UNE teve que fugir do país para não ser morto pelos militares.
Em 1966 foi possível a reconstrução da UNE, no Bairro do Carlos Prates em Belo Horizonte, em 1967 ela estava bem ativa, Belo Horizonte teve uma participação muito grande no movimento de 1968. No ano de 67 houve uma passeata de 100 mil estudantes no Rio de Janeiro em protesto contra um dos seus participantes que foi morto pela polícia, nesta passeata participaram vários cantores como Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil, també estavam a frente desta passeata vários atrizes, atores e intelectuais.
O movimento de 68 foi marcado por várias greves, destacando-se a greves de Contagem-MG que foi a primeira no Brasil e Osasco-SP.
voltar